Ticker

10/recent/ticker-posts

ITAMBÉ E MAIS 14 CIDADES DA ZONA DA MATA ESTÃO NA MIRA DO MPPE "DESMONTE DA MÁQUINA E INTERRUPÇÃO DE SERVIÇOS"

MPPE apura indícios de desmonte da máquina ou interrupção de serviços. As punições contra os políticos que descumprirem as recomendações podem culminar na suspensão de direitos políticos.

Dados divulgados em primeira mão ao JC pelo MPPE, no âmbito da Operação Terra Arrasada, revelam que pelo menos 56 cidades do Estado enfrentam dificuldades na transição e alguns prefeitos eleitos devem arcar com a "herança maldita" dos antecessores.

O TCE recebeu sete denúncias sobre problemas na transição do mandato em Carpina. As denúncias do município são referentes, justamente, a atrasos de pagamentos de servidores, demissão de médicos e falta de medicamentos.

Em Itambé não é diferente os moradores estão revoltados com o lixo nas ruas, comerciantes resolveram apanhar o lixo da cidade, segundo informações os empresários Luiz da Funerária e José Armando Martins disponibilizaram um caminha F400 e alguns funcionários para que fosse realizada a coleta seletiva na cidade, falta de médicos na Unidade Mista, PSFs parados, funcionários sem receber e o prefeito Bruno Ribeiro PSB que perdeu as eleições não dar satisfação a população.


O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, observa que, em muitas cidades, mesmo com a folha atrasada os prefeitos priorizam o pagamento dos fornecedores em detrimento à manutenção dos serviços básicos de saúde e educação. "São esses critérios que precisamos ficar alerta", diz. Em algumas localidades, como Ribeirão, o promotor pediu bloqueio das contas.

Segundo a entidade, dentre as práticas proibidas aos agentes públicos pela Lei das Eleições, está a demissão sem justa causa, remoção, transferência ou exoneração de servidor público, do início do segundo semestre até a posse dos novos eleitos. A exceção fica por conta da exoneração de cargos em comissão e dispensa de funções de confiança.

"Esse material é uma radiografia que tem mudado a cada dia. A recomendação é o primeiro aviso sério aos prefeitos para alertá-los. Se eles não disserem o que vão fazer para se adequar à situação, podem responder por atos de improbidade administrativa ou por uso de meios para se apoderar de dinheiro público", explica o promotor de Justiça Maviael Souza, do Patrimônio Público. As punições contra os políticos que descumprirem as recomendações podem culminar na suspensão de direitos políticos, devolução de dinheiro, aplicação de multas ou indisponibilidade de bens.

VEJA LISTA DE CIDADES DA ZONA DA MATA NA MIRA DO MPPE:

ITAMBÉ
GOIANA
LIMOEIRO
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
TIMBAÚBA

GLÓRIA DO GOITÁ

CHÃ DE ALEGRIA

ITAQUITINGA
CONDADO
PALMARES
PRIMAVERA
MACAPARANA
FERREIROS
ÁGUA PRETA
CARPINA
fonte: JConline

Postar um comentário

0 Comentários