Família e Escola no contexto Socioeducativo
O tema para este projeto foi escolhido por todo corpo docente e tem o objetivo de otimizar a relação das atividades escolares voltadas à família, onde esta possa encontrar um ambiente favorável para orientar-se no sentido de cumprir todos os seus deveres e usufruir, igualmente, de todos os seus diretos.
Na segunda-feira (06/02) foi ministrada uma palestra com o tema “neurociência aplicada à pratica pedagógica” pela senhora Maria das Neves Batista Santos, que é instrutora, professora, escritora, palestrante, coach e especialista em gestão estratégica de coaching pela UFRJ.
Já na terça-feira (07/02) o tema foi motivação e resgate dos vínculos familiares ministrado pela palestrante Drª Maria Moreno que é psicóloga.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
O projeto Família e Escola no Contexto Socioeducativo destina-se a participação efetiva e colaborativa dos pais na escola. Através deste projeto, a escolas pretendem promover a integração, troca de experiências, bem como a atualização e discussões sobre a importância e aproveitamento do mesmo.
Neste sentido, a relação Escola e Família indica uma melhoria considerável dos índices da qualidade da educação. A família como espaço de construção da identidade dos cidadãos firmando parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente, fazendo da escola um espaço democrático.
fonte: PMPF
fotografias: PAULO ROGÉRIO
0 Comentários