fotografia: Paulo Rogério |
O prefeito de Pedras de Fogo, Derivaldo Romão (PSB), conhecido como ‘Professor Dedé’, participou, nesta terça-feira (14), do lançamento do Pacto pelo Desenvolvimento Social e o Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba e ratificou seu empenho para melhoria do ensino público no município.
O prefeito comentou que a cidade já participou do Pacto Social e os resultados foram muito positivos. “Assim que assumimos a gestão em Pedras de Fogo conseguimos, através do Pacto Social, melhorias para as instalações das nossas escolas e também para o Mercado Público”, lembrou.
Durante o evento, o prefeito lembrou que é professor por vocação e, por isso, tem um olhar especial para as políticas educacionais. “O ano letivo em Pedras de Fogo já iniciou, tendo como tema família e escola no contexto socioeducativo. Conclamamos os profissionais para melhoria do ensino. É importante o empenho de todos porque juntos conseguimos alçar voos mais altos e levar uma educação de qualidade aos nossos alunos”, pontuou o prefeito.
Dedé Romão ainda destacou as melhorias conquistas pelo município no índice educacional. “Conseguimos em 2016 o melhor índice educacional da história e estamos destinados e empenhados em manter a qualidade do ensino nas nossas escolas agora em 2017. Estamos novamente no lançamento do novo Pacto, em busca de conseguir sanar algumas carências. Essa é uma iniciativa muito exitosa do Governo do Estado”, disse o gestor.
O Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba é uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado desde 2011 e que já obteve um avanço significativo nos indicadores de áreas como a educação e saúde, transformando a realidade de muitos municípios. “A tarefa de melhorar as condições de vida do paraibano é de todos e estamos no caminho certo. Quando o município adere ao Pacto Social, o Governo do Estado disponibiliza recursos para que o projeto apresentado seja executado. Não exigimos contrapartidas financeiras e sim solidárias, que significa pactuar indicadores para reduzir índices negativos nos municípios”, disse o secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Buba Germano.
O SOMA – Tem como objetivo o fortalecimento da educação no processo de alfabetização dentro dos anos iniciais, do 1º ao 3º do Ensino Fundamental, com capacitação para os profissionais envolvidos, oferta de materiais didático-pedagógicos das disciplinas de português e matemática, cadernos do aluno e professor, vídeo aulas, além do acompanhamento pela Universidade Federal da Paraíba e Juiz de Fora (MG).
A iniciativa do Governo do Estado tem por finalidade fazer com que os municípios adiram e atinjam as metas do IDEB do 5º ao 9º ano e aqueles que já atingiram, possam manter a taxa de crescimento, para que até 2021, três anos antes da previsão do MEC, a Paraíba possa atingir cem por cento de alfabetização na idade certa, até o terceiro ano do Ensino Fundamental.
fonte: Portal do Litoral
0 Comentários