O Instituto de Previdência Municipal de Pedras de Fogo (IPAM) é o primeiro Regime Próprio de Previdência Social do Nordeste a oferecer empréstimo consignado aos seus aposentados e pensionistas. No Brasil, apenas 9 municípios ofertam este tipo de possibilidade de crédito aos servidores aposentados e pensionistas. Os recursos destinados à iniciativa são do próprio Instituto, que está no melhor momento financeiro da sua história.
O IPAM Consig será lançado nesta quarta, dia 27 na casa de eventos Blitz 032 e contará com a presença de autoridades locais e do estado da Paraíba. Com a iniciativa, os aposentados e pensionistas vinculados ao regime próprio de previdência de Pedras de Fogo poderão contratar o empréstimo consignado, respeitando o limite estabelecido pela legislação vigente.
Para contratar o empréstimo consignado no IPAM, o servidor aposentado ou pensionista deverá comparecer presencialmente às dependências do Instituto, onde poderá verificar a disponibilidade de margem disponível para ele, conforme as regras estabelecidas em Lei. O atendimento é imediato e há também a opção de agendar o serviço por meio do portal do IPAM. O Instituto conta atualmente com 296 aposentados e 63 pensionistas, um total de 359 servidores que poderão usufruir desse benefício.
Para Magnum Leandro, Presidente do IPAM, essa possibilidade de crédito para o funcionário aposentado ou pensionista é muito importante, tendo em vista que a taxa de juros aplicada é uma das menores cobradas por instituições financeiras tradicionais. “Com isso, o IPAM oferta empréstimo barato, ajuda essa categoria que já contribuiu tanto para o município e ainda faz a economia local girar, porque os recursos tendem a ficar em Pedras de Fogo, no comércio e serviços locais”, disse.
O prefeito Ba Barros (MDB) realçou o compromisso com os servidores que doaram a vida para servir a população: “Nossa gestão tem responsabilidade com os funcionários públicos da ativa e pensa no futuro deles. Por isso que a gente sempre manteve o repasse da contribuição previdenciária em dia, porque sabemos que sem ela, o IPAM quebra. No passado essa prática errada botou em risco o futuro dos servidores, mas com a nossa chegada ao governo regularizamos a situação e foi possível chegar aonde estamos hoje, com o IPAM emprestando dinheiro aos seus aposentados e pensionistas”, ressaltou o gestor.
SAÚDE FINANCEIRA DO IPAM
Nem sempre o Instituto de Previdência de Pedras de Fogo esteve numa situação financeira boa. Segundo o presidente, há quatro anos, quando a gestão atual assumiu, o IPAM era deficitário. Em janeiro de 2021 constava como patrimônio pouco mais de 17 milhões de reais. Esse montante estava investido de maneira equivocada.
Além disso, a gestão passada não fazia o repasse da contribuição patronal, isto é: o valor que a gestão devia ao IPAM não era repassado, entrando em um ciclo vicioso de parcelamentos e reparcelamentos causando prejuízos financeiros ao IPAM. A previdência municipal sofreu muito com esta prática.
Medidas para reverter o quadro foram tomadas, dentre algumas podemos destacar: diversificação dos investimentos aplicando corretamente o dinheiro do servidor que contribui todo mês; resgate do COMPREV - Compensação Financeira entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e a reforma da previdência. Tais medidas fizeram o patrimônio do IPAM dobrar em 4 anos. Hoje o IPAM conta com 33 milhões de reais e a meta até dezembro é alcançar o montante de 35 milhões.
0 Comentários