Ticker

10/recent/ticker-posts

Ba Barros e Doutora Manuella são diplomados prefeito e vice de Pedras de Fogo

 O prefeito de Pedras de Fogo, Ba Barros, e sua vice para o mandato de 2025 a 2028, Manuella Maroja, foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A cerimônia de diplomação aconteceu no Fórum Eleitoral de Pedras de Fogo, às 11h.

Fotografias: Paulo Rogério

Fotografias: Paulo Rogério


Bá Barros, do MDB, foi eleito prefeito do município paraibano para os próximos quatro anos com 13.533 votos, 66,69% dos votos válidos (dados a todos os candidatos). Em números absolutos, esta foi a maior quantidade de votos que um candidato já teve em Pedras de Fogo.

O prefeito disse que continuará honrando cada voto que obteve e governará para todos. Ba Barros ascendeu ao cargo de prefeito com o falecimento de Manoel Junior em 2023, de quem era vice. Ele está à frente da gestão de Pedras de Fogo há dois anos e agora governará a cidade por mais 4 anos. Sua vice é filha de Manoel Junior, prefeito 4 vezes do município.

A cerimônia foi conduzida pela juíza Higyna Josita Simões de Almeida, titular da Zona Eleitoral de Pedras de Fogo. Na mesma manhã foram diplomados também os prefeitos de Juripiranga, Pilar e São Miguel de Taipu. Os quatro municípios fazem parte da mesma jurisdição. Os vereadores eleitos também foram diplomados na solenidade.

De acordo com o TSE, a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, pela autoridade eleitoral.

José Carlos Ferreira Barros é conhecido por todos como Ba Barros. Ele nasceu em 30 de outubro de 1963 e é casado com a senhora Rejane Cavalcanti, com quem tem três filhas. Ba é agricultor e empresário bem sucedido, mas mantém uma forma de vida simples. A Família Barros tem tradição na cidade, inclusive na política.

Pedras de Fogo é um dos principais municípios paraibanos. Segundo dados do censo do IBGE (2022), a população é estimada em 29.662 habitantes, com índice de desenvolvimento humano, IDH, de 0,590 e uma extensão de 406,729 km². O município tem destaque nacional na produção de abacaxi, sendo o primeiro do Nordeste e o terceiro maior produtor do Brasil.

Essa é a 16ª vez que um prefeito assume o município. Pedras de Fogo teve emancipação política em 1953, há 71 anos. Ba Barros tem uma avaliação da população muito positiva, o que lhe garante tranquilidade para governar. Na Câmara municipal, o prefeito conta com 8 dos 11 vereadores eleitos, maioria absoluta para aprovar qualquer matéria na Casa Legislativa.

Postar um comentário

0 Comentários