Ticker

10/recent/ticker-posts

PROFESSORES DE PEDRAS DE FOGO JÁ RECEBERAM O AUMENTO DO PISO DO MAGISTÉRIO EM JANEIRO





 Os professores do município de Pedras de Fogo receberam o aumento de 6,27% do piso do magistério nesta sexta (31). A medida, que fez a categoria ter direito ao reajuste já no primeiro mês de 2025, foi autorizada pelo prefeito Ba Barros (MDB). O comum nos últimos anos era a efetivação do aumento dos profissionais em outros meses, com efeito retroativo. Mas neste ano foi diferente.


A lei que estabeleceu o aumento no município foi votada pela Câmara de Pedras de Fogo na última quarta, 29. O reajuste do piso salarial do magistério é estabelecido pelo Governo Federal e estados e municípios devem realizar os próprios ajustes, tendo como base a porcentagem proposta pela União. Essa medida representa um passo fundamental na valorização dos professores, reconhecendo a importância dos educadores para o desenvolvimento da cidade.


O vereador Cláudio Vapor, que é professor efetivo do município, declarou estar muito feliz com esta medida, que não era prática nos outros anos. “Pedras de Fogo paga acima do piso. Segundo o Plano de Carreira, um professor de 40 horas, apenas com a graduação, já recebe inicialmente 5.670,95. Fico muito feliz com esta valorização dos professores, mostra que o prefeito Ba Barros respeita a categoria.” O parlamentar ainda se comprometeu a lutar por reajuste dos docentes contratados, 

fundamentais no processo de ensino e aprendizagem.


A aprovação da lei ocorreu por unanimidade, demonstrando o compromisso dos vereadores com a educação e com a valorização dos profissionais que formam as futuras gerações. Essa decisão não apenas garante melhores condições para os professores, mas também fortalece a qualidade do ensino em Pedras de Fogo.


Os professores de Pedras de Fogo contam com um excelente Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) e o reajuste caracteriza ainda mais esta realidade. Qualificação como especialização, mestrado e doutorado elevam os vencimentos dos docentes significativamente. 


O valor mínimo definido pelo Ministério da Educação (MEC) para o exercício de 2025 é de R$ 4.867,77 para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. A Portaria nº 77/2025, que define o novo piso salarial dos professores da educação básica, foi publicada nesta sexta-feira, 31 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).


Os profissionais da educação recebem suas remunerações básicas por meio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), repassados ​​por prefeituras e estados, além de complemento da União.


Veja na tabela como está estruturada a carreira em Pedras de Fogo:





TEXTO: JAIRO ALVES - JORNALISTA


Postar um comentário

0 Comentários