A Secretaria Municipal de Educação de Pedras de Fogo está capacitando monitores de Robótica. Ao todo, são 26 universitários que farão 20 horas semanais de estágio, com direito a bolsa de incentivo financeiro para atuarem na formação dos alunos da rede municipal. Os monitores receberão 700 reais de incentivo para realizar a formação dos estudantes das escolas locais. Desde de 2021 o programa de ensino de Robótica é realizado no município.
Todas as 27 escolas de Pedras de Fogo receberão aulas de Robótica. São aproximadamente 6.200 alunos matriculados na rede municipal. O ensino de Robótica desenvolve habilidades de raciocínio lógico e pensamento computacional nas crianças e adolescentes. Conhecimentos em programação desplugada, meontagem, elementos de eletrônica básica e cultura digital também fazem parte do que é desenvolvido nas aulas.
Para o coordenador do programa, professor Magnum Serpa, formado em Física pela UFPB e com mestrado pela Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), as melhorias que a robótica favorece são: aumentar a coordenação motora fina elementos de montagem; o nível de escrutínio habilidade de se auto questionar e rever erros; depuração e otimização, habilidade de simplificar problemas complexos em problemas menores; entre tantos outros.
O programa funciona em duas modalidades: com kits móveis e fixos. Existem escolas com kits fixos, que possuem toda a estrutura de laboratório no próprio espaço escolar. Já os kits móveis são para suprir as demandas de algumas escolas rurais que ainda não possuem laboratórios. Nestas circunstâncias, há um carro para levar e trazer os monitores para essas localidades.
Com o ensino de robótica nas escolas públicas de Pedras de Fogo, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o futuro. A iniciativa, além de aproximar os jovens da tecnologia, amplia suas perspectivas profissionais e acadêmicas, preparando-os para os desafios da era digital. Com o apoio de professores capacitados e investimentos em infraestrutura escolar, a cidade se destaca como referência no incentivo à inovação e à educação de qualidade.
0 Comentários